Comerciantes que inspiram – CDL lança série em homenagem a uma das mais antigas atividades do mundo

Em 16 de Julho comemorou-se o Dia do Comerciante, uma data destinada a homenagear todos os profissionais que atuam na venda de produtos e serviços. Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país e a principal razão de a CDL existir.

Para ilustrar a data, a Câmara de Dirigentes Lojistas está lançando uma série intitulada “Comerciantes que Inspiram”. O objetivo é destacar alguns comerciantes para que através de sua história, representem todos os demais.

Abrindo a série com chave de ouro, apresentamos a Stefhany e o Carlos, comerciantes da Relojoaria e Óptica Schneider. Situada na rua Coronel Bertaso, a empresa comercializa óculos – solar e grau, relógios, joias e semi joias. Além disso, também dispõe de consertos destes respectivos produtos.

Stefhany, uma das proprietárias, conta que a empresa abriu suas portas há pouco mais de seis meses em São Lourenço do Oeste. “Inauguramos ainda no clima da virada de ano, no dia 3. Ela relata que era um sonho da família ter a própria óptica: “minha mãe Priscila já trabalhou no ramo e meu padrasto, o Carlos, também. Ele contabiliza mais de 10 anos de experiência no segmento. Migramos de Palmas – PR para São Lourenço há três anos pois meu padrasto foi convidado a atuar em um laboratório óptico aqui da cidade. Por acaso acabamos conhecendo os antigos donos da loja que hoje temos. Abrir nosso próprio negócio era um objetivo futuro, mas a oportunidade apareceu e tudo aconteceu naturalmente, eu tranquei a faculdade que fazia e abrimos a loja”, comenta a comerciante, acrescentando que ela e o padrasto atuam na empresa e a mãe tem outra atividade e auxilia na empresa aos finais de semana. Stefhany conta que a parte administrativa e de atendimento fica por conta dela e o Carlos, que é Técnico em Óptica, atua mais nos bastidores, na parte técnica e nos consertos.

Ser comerciante

Para Stefhany, ser comerciante é muito mais do que simplesmente vender. É ter a oportunidade de participar da vida do cliente, resolver o problema que ele nos tráz, dar informações, apoiá-lo. “Parabenizo todos os comerciantes pelo seu dia e agradeço a CDL pela oportunidade de relatar nossa história e divulgar nossa empresa” – finaliza.

Curiosidade

A data surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro, responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio em nosso país, que até então, era totalmente dependente de Portugal. Destaque para uma das suas principais ações, o aconselhamento ao rei português D. João VI, para que assinasse a Carta Régia, em 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.

Representatividade

O setor terciário compreende as atividades de comércio e prestação de serviços. É um setor amplo, que responde por quase metade da mão de obra empregada no mundo. Possui importância produtiva e econômica, uma vez que alia produtos e serviços essenciais a outros setores da economia e à sociedade, e é responsável por boa parte do PIB do país.  Segundo o IBGE, no Brasil, o comércio corresponde por 70% da mão de obra.”

(imagens dos comerciantes citados na matéria, primeira empresa a integrar a série)

Imprensa CDL

• Plano de Saúde: Um dos produtos oferecidos pela CDL está com 50% de desconto na adesão durante o mês de Maio

• Mulheres recebem dicas para gerenciar emoções em palestra promovida pela CDL